segunda-feira, 8 de outubro de 2007

aldeia

[ Este post estava no fotolog antigo. Estou repassando todos os posts para cá.]
[Aldeia Olho D'água antes de ser destruída na retomada de posse pela Aracruz Celulose. Aracruz-ES. Junho 2005. Fotos: Gaia]
.
26/06/2005 23:42"[...] o tempo rodou num instantes, nas voltas do meu coração[...]"


O tempo tem passado tão batido ultimamente que nem dá tempo de respirar as vezes... Quando vc se dá conta ele já passou e vc não viu... Mas descobri que não são em todos os lugares que o tempo passa tão rápido assim... Por mais inusitado que pareça descobri/senti isso semana passada, numa clareira no meio de um eucaliptal, acompanhando e ajudando na construção de uma nova aldeia indigena... 2horas lá na aldeia são 2 horas de verdade... não são 5 minutos... e vc vê passar... vc sente passar, vc escuta passar. E dá tempo pra tudo... até para parar! Fiquei pensando na mágica daquele lugar... Pensando em que parte da estrada eu passei pelo portal invisivel que me levou para um mundo paralelo onde as horas e os minutos são tão maiores...? Não descobri até agora... mas provavelmente passei de volta por ele e saí desse mundinho no caminho pra casa. De novo, as horas estão voando, os dias estão passando, mas quando tudo parece devorar o tempo, eu paro, respiro, lembro do por do sol no retrovisor do carro, do som dos tambores na casa de reza, da roda girando na dança na aldeia... e por um minuto posso sentir/ouvir/ver os 60 segundos passando lentamente... E depois (como se tevessem que recuperar a lerdeza desse último segundo que acabou de passar) correrem novamente, desesperadamente!


* * * * * * * *


No fim da tarde, para celebrar mais um dia de trabalho, música e dança! A indiazinha de saia rosa para um segundo e volta para fazer a roda girar. pausa e movimento compõem a mesma cena, tudo junto ao mesmo tempo agora!


* * * * * * *


Aracruz-ES, junho de 2005

Foto e montagem minhas em visita à Nova Aldeia indigena em Aracruz... Uma aldeia de todas as tribos, Tupis e Guaranis, unidos em torno da luta pela terra...

Nenhum comentário: