domingo, 10 de fevereiro de 2008

Sobre viagens, Ulisses e Penélopes...

[moça partindo ou chegando... Aeroporto de Recife. Fev 2008. Foto: Gaia]
.
.
"Na verdade, em suas viagens, Ulissses nunca se desterritorializa: é sempre e somente na secreta terra firme que feita do incessante lamento de Penélope que ele caminha... Penélope e Ulisses somos todos -em diferentes matizes, a cada momento....
...Na verdade, o que não suportamos é a estridência desses sons inarticulados. É o 'nada mais daquilo tudo'. O que não suportamos é que somos um pouco Penélopes, um pouco Ulisses, um pouco máqunias celibatárias, um pouco replicantes... e um pouco nada mais daquilo tudo.
E no entanto, nos momentos em que, desavisados, conseguimos suportá-lo, descobrimos com certo alívio que, do convívio desencontrado dessas figuras, destila-se já uma nova suavidade."
["Uma nova suavidade?" Félix Guattari - Suely Rolnik. Micropolítica - Cartografias do Desejo]

.

.

Volto mais uma vez... partindo e re-partindo pedaços de mim por aí... Penso na vida, espero o vôo e deparo-me com Penélope e Ulisses no aeroporto. Tinha esquecido suas histórias. Na verdade nem sei se um dia soube delas... Mas Penélope vivia a tecer a espera de Ulisses que vivia a viajar. Ela tem medo de partir, ele tem medo de ficar, mas ainda assim, isso é o que os mantém. A certeza da volta dele, a certeza da espera dela... Alguns vôos decolam, outros aterrissam, e de repente eu já não sei mais... "Penélope e Ulisses somos todos nós". Penso o que ela quis dizer com isso e não consigo mais reponder se Penélope ou Ulisses... Mais pra Ulisses com ataques de Penélope talvez... Ou uma Penélope querendo ser Ulisses... talvez seja só uma fraqueza que passa. Talvez seja a incerteza da nova suaviade... aparentemente tão distante ainda que desejada... Hora do embarque. Decolar mais uma vez. Levantar voô. Talvez encontre na imensidão do céu um lugar, um intermezzo onde possam ter um final feliz todos os Ulisses e Penélopes...

.

.

"foi a saudade que me trouxe pelo braço..."

3 comentários:

Henrik disse...

Ei Gaia... me explica esse texto depois melhor.....
ainda mão li Guatarri!
mas acho que precido .... rs
bjos
talvez sejamos todos Ulissese Penélopes msm

Ivana Marques disse...

E eu te deixei sozinha com os dois?
E te deixei pra voltar sem saber se um dia ia saber de Penélope ou de Ulisses... e agora aqui o que posso dizer é OBRIGADA!
Agradeço por você existir sempre assim: Penélope ou Ulisses! Por existir sempre assim tão gente!

AMO-TE amiga lindona!!!

Liane Destefani disse...

Grande texto! Grande reflexao! A gente vai e volta, e tanta gente fica na saudade...e a gente fica na saudade...Saudade de vcs!! Beijo grande!